Foto: Getty Images

Você sabe o que é HIIT?

O treino HIIT está cada vez mais ganhando espaço dentro das academias e sendo adotado pelas pessoas que praticam atividade física, principalmente quando não tem tempo de ficar um longo período executando exercícios aeróbicos tradicionais.

O escritor e profissional de Educação Física Nei Costa afirma que é muito comum o HIIT ser comparado com o exercício aeróbico contínuo, que é feito tradicionalmente.

”Um estudo por exemplo de 12 semanas, digamos que os dois emagreceram os indivíduos na mesma quantidade, ambos grupos 8% de gordura. Mas o aeróbico tradicional foi feito em um tempo de uma hora por treino, e o HIIT foi feito por exemplo 20 minuto por treino, durante os três meses de treino, ambos oxidaram 8%, mas se for avaliar só o tempo de treino, o tempo do HIIT foi muito inferior em comparação ao tradicional”, afirma.

Em entrevista para o site Resenha na Rede Nei Costa respondeu algumas questões sobre.

O que é HIIT?

É todo movimento humano em alta intensidade com duração de quatro segundos até oito minutos, sendo seguido pelo mesmo movimento ou não, em intensidade nula ou inferior, com duração podendo ser metade, igual ou até onze vezes o tempo do esforço. Pode ser classificado em HIIT longo, HIIT curso, RST E SIT.

HIIT emagrece?

Sim, e em comparação aos outros métodos de treinamento, ele emagrece mais por hora treinada.

Qualquer pessoa pode fazer HIIT?

Sim, em alguns casos é necessário uma liberação médica como no caso de gestantes e pessoas com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) o trabalho multidisciplinar é indispensável nesse momento.

Existe alguma indicação ou restrição para praticar?

A minha indicação é adquirir o meu livro ‘HIIT para todos’, porque é o único livro no mundo a ensinar a aplicabilidade e variabilidade do HIIT para gestante, indivíduos com lesões articulares, atletas de de combate, fisiculturismo e esportes coletivos, além disso, para indivíduos sedentários que nunca fizeram exercício físico. Porém, o livro não tira a importância do profissional de Educação Física para a prescrição do HIIT.

E em relação a restrição, até o prezado momento a literatura científica internacional, não apresentou nenhuma restrição, porque temos estudos até com crianças e idosos após infarto, no entanto, não é o que faz, e sim como se faz.

Por que o HIIT ficou tão conhecido?

O HIIT ganhou notoriedade no cenário internacional, e em 2014 apareceu no top do ranking do ”American College of Sports Medicine”, entre as modalidades que iriam se destacar, e continua forte nas tendências de 2019. O treino virou uma marca, é como se fosse um vinho velho em garrafas novas.

Atualmente, a maior dificuldade para a prática regular da atividade física é a falta de tempo, e o HIIT tem a estratégia de ”Eficiência de tempo” conseguindo otimizar os resultados tanto na saúde como na estética.

Colaboradora: Yasmin Hohenfeld.

parceiro oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui