Foto: Mariana.
parceiro oficial

@Resenhanarede

A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Sendo assim, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão individual de mundo.

O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser visto apenas como diversão. Enquanto professor de Jiu Jitsu para uma turma de crianças, que inclui Mariana, minha filha, hoje com sete anos, além de alguns adultos com necessidades especiais, o lúdico passa a ser também o sensato, mas sem esbarrar no descompromisso ou apenas brincadeira.

É preciso saber diferir a hora do Recreio da escola e os momentos lúdicos em cima de um tatame, dentro de um Dojô. É necessário que os valores marciais e filosóficos da arte não fiquem em segundo plano. As atividades lúdicas são apropriadas para fazer com que a criança se exercite, e bem, de uma forma divertida. Vou deixar um exemplo: eu posso orientar a criança a fazer uma quantidade de agachamento ou orientá-las a realizarem um sapinho ou um canguru. Elas com certeza farão numa maior quantidade e com mais disposição se a orientação for a imitação dos animais, e a resposta na musculatura também será maior.

Ao passo que essas crianças amadurecem, o caráter de brincadeira vai diminuindo sem ser extinto por completo, pois o lúdico é atemporal e é bem vindo em qualquer idade.

Márcio Tucano Mattos
Equipe Zen Jiu Jitsu Brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui