Resenha no tatame: Projeto Social Mauro Junior Dojo Caverna

Foto: Jonathan Sousa

Manhã de sábado e a equipe do @Resenhanarede se dirige ao Projeto Social Mauro Junior Dojo Caverna , com a intensão de fazer o quadro Resenha no Tatame,  a convite do Sensei Juares Caldas. A equipe se encontrava meio perdida no bairro de Massaranduba, mas ao falar o nome do professor e do projeto, os sorrisos se tornaram a marca da boa recepção.

Sensei Juares e as crianças do projeto. Foto: Jonathan Sousa.

O horário da manhã é para criançada que participa do projeto, todos bem atentos e respeitando  os comandos do mestre que nos recebe.  A aula do dia é bastante técnica, sendo iniciada com um treino de queda e depois uma atividade de trabalho com a guarda fechada. O que impressiona é a desenvoltura das crianças no tatame, fazendo tudo com muita facilidade e um grau de perfeição que impressiona.

As crianças de hoje são o futuro de amanhã. Esse é um trabalho que é feito na comunidade há mais de oito anos e com o Jiu-jitsu, vamos dando uma filosofia de vida para elas. Pregamos aqui o respeito, humildade, educação, para que elas se tornem um adulto diferente, distante principalmente das drogas, no tatame eles precisam esquecer de tudo que está lá fora.

Dá pra perceber que o professor foca muito na parte técnica da luta, inclusive faz um trabalho diferenciado com a luta em pé. “Ao treinar a luta em pé, temos a intensão de ensinar a criança a noção de estabilidade, fazer mais movimentação, ter uma noção maios que a luta não é só no chão”.

O trabalho desenvolvido por Juares é apoiado pelos pais das crianças na comunidade, que assistem as aulas e se encontram constantemente com eles.  Sabem que o Sansei passa realmente o que é dito no grito de guerra no inicio da aula – “Respeito, humildade, conter o espírito de agressão”.

O professor faz questão de deixar claro que o seu trabalho é um projeto social, não estando ligado a nenhuma questão política. “Se vem uma criança e bate na porta em busca de mudança, nós vamos realizar. A comunidade nos apoia, assim como o pessoal da sede que estamos (sede 15 de novembro). Nossas aulas são de segunda a sábado e realizamos aqui o dia da sopa (segunda e quinta), onde atendemos 80 crianças da comunidade”.

Foto: Jonathan Sousa.

Os alunos do Projeto Social Mauro Junior Dojo Caverna participam de campeonatos e fazem questão de mostrar suas medalhas de maneira orgulhosa. O Sensei Juares deixa claro que os alunos participam dos campeonatos das duas Federações que realizam campeonato em Salvador, tanto a Federação Baiana de Jiu-jitsu, como a Federação Baiana de Jiu-jitsu e MMA.

Aqui nós temos apoio do nosso mestre Sensei Mauro Junior e moradores da comunidade, todos voltados a um trabalho contra as drogas. Agradecemos também a Federação Baiana de Jiu-jitsu (FBJJ), que também está junto com a gente nesse trabalho contra as drogas e eles cedem também as inscrições da gente nos campeonatos, pois acreditam no nosso projeto e em nossos alunos.

O Sensei confidencia que tem como sonho que seus alunos se tornem faixa preta e continuem no projeto. “Mesmo que não se tornem um preta, sejam pessoas de bem, de caráter e educação. Quero olhar para essas crianças e poder dizer: – Eu mudei o futuro dessa criança”.

Confira toda cobertura de fotos do Resenha no Tatame

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 883 Artigos
Advogado. Estudante de Jornalismo (Estácio). Editor, colunista e repórter do Resenha na Rede. Apaixonado pela escrita e pelo Rubro-negro.

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Esporte e Solidariedade: Dojô Caverna distribui sopão solidário para comunidade – Resenha na Rede | Se tem esporte tem resenha!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*