Quatro atitudes que podem comprometer o seu cerébro

Foto: Reprodução

A alimentação pode influenciar no desempenho cognitivo de uma pessoa e por isso, é importante evitar algumas atitudes que podem comprometer o funcionamento cerebral e até mesmo causar um declínio na função cogntiva. Em entrevista para o Resenha na Rede, o nutriconista João Paim citou quatro atitudes que podem prejudicar o bom funcionamento do cerébro.

Consumir muito açúcar e muita gordura

Segundo João, dietas hipercalóricas com muitas calorias principalmente provenientes de gorduras e açúcar, faz com que o nosso hipocampo cerebral que é um orgão importante e é associado com a memória a longo prazo, fique mais vulnerável causando uma piora no funcionamento congnitvo.

Privação do sono

O córtex pré-frontal e outras áreas específicas do cérebro podem ser afetadas constantemente se a pessoa tem privação do sono. E isso ao longo prazo pode resultar também em um mau funcionamento no sistema cognitivo.

A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso

Por exemplo o consumo acima de 36g de alcóol que seria equivalente a três cervejas long neck por dia.

Substâncias psicotrópicas em excesso

O uso de MDMA, conhecido também como ecstasy, pode causar sérios danos neurais permanentes dificultando ou comprometendo o funcionamento cognitvo. A substância tem a capacidade de liberação e diminuição da recaptação dos neurotransmissores em determinadas partes do cerébro.

 

Yasmin Hohenfeld
Sobre Yasmin Hohenfeld 23 Artigos
Repórter do Site Resenha na Rede. Apresentadora do programa Papo Massa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*