O dia que o Parma de Taffarel enfrentou o Fluminense de Feira

Na época em que era patrocinado pela Parmalat, o Flu de Feira enfrentou o Parma, da Itália, que estava em excursão pelo Brasil. Foto: Reprodução/YouTube de Elton Serra

Há poucos registros do que aconteceu naquele domingo datado como 31 de maio de 1992, no estádio Joia da Princesa. Mas não se surpreenda: aquele elenco do Touro do Sertão, que mais à frente seria vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro no mesmo ano, enfrentou o Parma. A partida teve um 3×2 a favor dos italianos como resultado final após abrirem 2×0 e assistir a um bravo Fluminense de Feira buscar o empate.

Apesar de -atualmente- o time enfrentar sérias dificuldades financeiras, chegando a ter duas falências decretadas neste século (primeiro em 2004 e, posteriormente, em 2015), o clube italiano era uma potência em ascensão na década de 90, quando chegou a conquistar duas Copas da UEFA nas temporada 94-95 e 98-99, além de ganhar a tradicional Copa da Itália em 1992, coincidentemente o ano em que enfrentou o Touro do Sertão. Aquela copa foi o primeiro grande título do clube.

Parma conquista seu primeiro grande título em ano que enfrentou o Flu de Feira. Taffarel estava no clube italiano desde o final da Copa do Mundo de 90. / Foto: Reprodução

Enquanto o Parma disputava títulos na Itália e tinha o elenco de estrelas bancadas por seu patrocinador master, o Flu de Feira também fazia bonito no cenário regional e nacional: chegou até as finais da Série C daquele ano, caindo apenas em um jogo alucinante contra a Tuna Luso, do Pará. O elenco do Touro contava com nomes como Edinho Jacaré, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988 e Eugênio, goleiro campeão brasileiro pelo São Paulo na década de 70. Na campanha daquela Série C -que acabou “não existindo” por conta de uma decisão da CBF-, o Touro deixou pelo caminho a conterrânea Catuense, ASA de Arapiraca e o Matsubara-PR.

Equipe do Fluminense na Série C de 1992

A partida aconteceu por conta de uma excursão que o Parma fez no Brasil onde enfrentou clubes patrocinados pela empresa Parmalat e o Touro do Sertão era uma dessas equipes. Além do Fluminense de Feira, a equipe italiana também enfrentou o Palmeiras, no Palestra Itália, em partida que marcou uma espécie de inauguração da famosa parceria entre o clube paulista e a empresa de laticínios.

Jornal paulistano noticia jogo entre Palmeiras e Parma. A partida foi disputada antes da equipe italiana enfrentar o Flu de Feira no Joia da Princesa. Na ocasião, os brasileiros levaram a melhor e o Palmeiras venceu por 2×0, com gols de Betinho e Toninho Cecílio. Foto/Reprodução: Acervo Pessoal

Para enfrentar o Flu, a equipe do Parma trazia da bagagem uma derrota perante o Palmeiras dentro do Parque Antártica. Na partida do Joia da Princesa a equipe italiana chegou determinada a fazer diferente e não voltar para casa com dois resultados negativos na bagagem. Mas a vontade não era garantia de vida fácil e o Fluminense de Feira endureceu o jogo mesmo após um início fulminante dos italianos: abriram 2×0 ainda no primeiro tempo com direito a gol de Asprilla. O Flu resistiu e buscou um improvável empate, que foi mais um presente para a torcida presente no Joia da Princesa já que antes do apito inicial o público foi presenteado com sacos de leite da Parmalat que foram distribuídos pelas arquibancadas. Os gols do heroico empate foram anotados por Acácio, que diminuiu o placar, e a igualdade foi decretada com um gol contra de Antonioni, que tentou cortar cruzamento na área do Parma.

A alegria no Joia da Princesa, todavia, não durou muito tempo já que próximo ao apito final o colombiano Asprilla deu números finais ao placar em Feira de Santana: 3×2 e triunfo para a equipe italiana no jogo que, para o Fluminense, representou uma preparação de luxo para as finais da Série C do Brasileirão.

Vinicius Nascimento
Sobre Vinicius Nascimento 210 Artigos
Estudante de Comunicação na UFBA, produtor do programa Os Donos da Bola na TV Band e faz de tudo no Resenha na Rede. Oficialmente, editor e repórter do site. Tricolor, viciado em estádio e feliz pela própria natureza.

1 Trackback / Pingback

  1. Conheça os 10 clubes candidatos ao título do Campeonato Baiano 2018

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*