Guilherme Bellintani é o novo presidente do Esporte Clube Bahia

Vitor Ferras e Guilherme Belintani. Foto: Felipe Oliveira/EC BAHIA

O Esporte Clube Bahia escolheu o seu presidente na tarde de hoje (09), através de eleição direta. Guilherme Bellintani, da chapa Bahia 3.1, teve 81,48% dos votos dos associados. Uma das principais propostas do mandatário enquanto candidato era dar prosseguimento e evoluir o trabalho inciado pela atual gestão de Marcelo Sant’Ana e Pedro Henriques.

Candidato a presidente pela chapa Bahia 3.1, de número 31.  Guilherme Bellintani é empresário, advogado e com experiência na gestão pública, onde foi Secretário Municipal na gestão do prefeito ACM Neto. O novo presidente tem 40 anos recém-completados e foi o candidato mais jovem no pleito. O vice-presidência é Vitor Ferraz, advogado e era  assessor jurídico do clube.

Cinco chapas se inscrevem para o pleito executivo. Os chamados “cabeças de chapa” foram Abílio Freire, Binha de São Caetano, Fernando Jorge e Guilherme Bellintani. Apoiados por Virgílio Elísio, Zé Tricolor, Antônio Tillemont, Vitor Ferraz, respectivamente. Nelsival Menezes, candidato pela chapa Bahia Gigante, teve candidatura indeferida pela comissão eleitoral na última quinta-feira, 7, e ficou impedido de concorrer. O pleito do Esquadrão de Aço foi marcado pela polêmica das urnas 19 e 20, que contaram votos de sócios que regularizaram a sua situação junto ao clube no mesmo dia da votação. Fernando Jorge prometeu levar o caso para a Justiça

Desde 2014, quando o clube passou por intervenção judicial que culminou com a deposição do presidente Marcelo Guimarães Filho, o clube se tornou democrático e tem sua diretoria executiva e conselho deliberativo escolhidos por sócios ativos através do voto direto. De lá pra cá, o Bahia foi presidido por Fernando Schmidt, que foi eleito para mandato-tampão com duração de cerca de seis meses; e por Marcelo Sant’Ana, que se consagrou vencedor da eleição para o primeiro triênio do clube pós-democracia. A primeira eleição aconteceu em 2013 e, após cumprir mandato de pouco mais de um ano, aconteceu a primeira grande eleição do clube no final de 2014.

Números finais:

Guilherme Bellintani – 3.626 votos (81,48%)

Abílio Freire – 411 votos (9,24%)

Fernando Jorge – 391 votos (8,79%)

Binha de São Caetano – 22 votos (0,49%)

Votos Válidos – 4.450

Brancos – 4

Nulos – 18

Conselho Deliberativo – Eleitos por chapa

Revolução Tricolor – 42

Independente Tricolor – 12

Simplesmente Bahia – 11

100%  Bahia – 7

Mais um , Bahêa (MUB!) – 7

Voz do Campeão e + Bahia – 7

Nova Ordem Tricolor – 6

Bahia Clube do Povo – 5

Sou Bahia – 3

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 830 Artigos
Advogado. Estudante de Jornalismo (Estácio). Editor, colunista e repórter do Resenha na Rede. Apaixonado pela escrita e pelo Rubro-negro.

1 Trackback / Pingback

  1. Retrospectiva 2017 - Resenha na Rede - resenhanarede

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*