Federação Bahiana de Futebol define tabela e regulamento do Baiano 2018

Foto: Divulgação/FBF

A aproximadamente 60 dias do início do Campeonato Baiano 2018, a Federação Bahiana de Futebol definiu o regulamento e a tabela da competição. Através da reunião do Conselho Técnico da Competição, nesta quarta-feira (22), clubes e entidade trataram sobre a fórmula de disputa da Série A.

Todos os dez clubes participantes, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Atlântico Esporte Clube e Associação Desportiva Jequié foram representados na reunião.

A Fórmula

Na primeira fase, os dez clubes ficarão em um mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão à segunda fase, de semifinal

Já a semifinal será disputada em jogos de ida e volta, com as quaro equipes divididas em dois grupos (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois vencedores da segunda fase farão a final do estadual, também em duas partidas.

Apenas uma equipe será rebaixada no Baianão 2018. A última colocada da primeira fase do campeonato será rebaixada para Série B do Baianão 2019.

A Tabela

O Baianão 2018 contará com 13 datas, obedecendo orientação da Confederação Brasileira de Futebol em ter estaduais mais curtos. A Série A do Baianão será iniciada em 21 de janeiro e encerrada em 8 de abril, sendo conciliada com as Copas do Nordeste e do Brasil.

Confira tabela CLICANDO AQUI .

Vagas

O Campeão do Campeonato Baiano 2018 garantirá vaga na Copa do Nordeste 2019, além de assegurar participação na Copa do Brasil 2019. Também estarão na Copa do Brasil 2019, o vice-campeão e o terceiro colocado do Campeonato Baiano.

Diferentemente deste ano, as vagas para Série D do Campeonato Brasileiro serão definidas dentro do Campeonato Baiano 2018. Os três clubes melhores colocados no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras Séries do Brasileirão, participarão da Série D 2019.

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 884 Artigos
Advogado. Estudante de Jornalismo (Estácio). Editor, colunista e repórter do Resenha na Rede. Apaixonado pela escrita e pelo Rubro-negro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*