Estação de corredores

Foto: Reprodução.

@Resenhanarede

Esperado por muitos e curtido por todos, o período entre 21 de dezembro e 20 de março, mais conhecido como verão, é de festa para os praticantes de esporte e para aqueles que escolhem a corrida de rua como modalidade. Se de um lado os “novos atletas” tiram os tênis dos armários para se exercitarem, por outro, a preocupação com possíveis lesões não é encarada de forma tão séria.

Foto: Reprodução.

O maior aliado de um bom corredor é o pisante adequado, para realizar uma atividade confortável e prazerosa. O Ortopedista Rômulo Neves, especialista em joelho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo), além de defender que o atleta tenha um tênis adequado, recomenda uma avaliação antes do praticante ir para rua se exercitar.

“Quem deseja uma corrida saudável deve, sim, buscar o calçado apropriado, realizando uma avaliação ortopédica para analise do padrão da pisada, além da conformação óssea do pé e do arco plantar. Já existem modelos próprios de tênis para cada caso”, disse o especialista ao Resenha na Rede.

Mas aquele tênis encostado no guarda roupa pode ter utilidade, basta ter atenção em pequenos detalhes, como os amortecedores. “Em relação ao tênis velho ele tem sim o seu valor: com o tempo ele se adapta a conformação do pé e garante conforto na corrida. Devemos apenas atentar a capacidade de amortecimento que se perde com o tempo e frequência do uso”, dá a dica o médico Rômulo Neves.

O PISO

A escolha do local adequado para realizar a corrida também é muito importante. “O piso irregular dificulta na manutenção da postura e pode gerar pequenas lesões nos atletas. A pessoa que inicia com a corrida deve procurar pistas apropriadas, até mesmo realizar no asfalto”, afirmou o Educador Físico Reinaldo Pataró.

O estudante de Educação Física e corredor, Vítor Andrade, iniciou na modalidade há cerca de um ano e revelou ao Resenha na Rede que seu local preferido para praticar o esporte é na orla de Salvador. “Eu gosto muito de correr na Barra, pois o piso é muito regular”, traz ele o destaque para importância de um piso seguro.

DICAS 

Foto: Reprodução.

Antes de sair por ai correndo feito “um louco”, procure um calçado adequado e busque lugares que lhe tragam segurança para executar a corrida. Evite também querer abraçar o mundo no seu início na atividade, ou seja, procure realizar trechos com distâncias curtas. Lembre-se: O Ministério do Resenha adverte – Correr vicia!

 

 

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 1177 Artigos
Editor, colunista e repórter. Produtor do programa Os Donos da Bola (TV Band). Advogado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*