Bahia de Feira x Bahia: Final terá VAR e árbitro “de fora”

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press.

@Resenhanarede

Novidade do Campeonato Baiano deste ano, o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nas duas partidas da fase final da competição estadual. O Estádio Joia da Princesa já está apto e vai receber o recurso do VAR para a próxima partida. A Federação Baiana de Futebol realizou os últimos ajustes para a utilização do sistema no estádio de Feira de Santana.

O Video Assistant Referee, ou VAR, é um grupo de câmeras que transmitem imagens para uma sala isolada, onde assistentes revisam as jogadas e enviam suas conclusões ao árbitro. Este, após consultar um monitor, é o responsável por tomar a decisão final sobre o lance. Foram definidos quatro critérios para a utilização do recurso: dúvidas sobre gols, pênaltis, cartões vermelhos e erros de identificação.

Arbitragem

A Federação Bahiana de Futebol definiu a arbitragem para a primeira partida entre Bahia de Feira e Bahia. O árbitro central será o mineiro Ricardo Marques Ribeiro, da FIFA. O profissional, de 39 anos, pertence ao quadro internacional desde 2009. Em 2014, ele foi eleito o melhor árbitro do Brasil.

Já o árbitro de vídeo será Flávio Rodrigues de Souza, de São Paulo. O baiano Elicarlos Franco de Oliveira será o assistente de árbitro de vídeo.

Osvaldo Barreto
Sobre Osvaldo Barreto 1277 Artigos
Editor, colunista e repórter. Produtor do programa Os Donos da Bola (TV Band). Advogado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*